Aproximadamente 29% dos brasileiros entre 15 e 64 anos no Brasil é considerado analfabeto funcional. O estudo, conduzido pela Ação Educativa e pela consultoria Conhecimento Social, com a colaboração de diversas instituições como a Fundação Itaú e a UNESCO, ouviu 2.554 pessoas em todas as regiões do país entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025.
A pesquisa define o analfabeto funcional como aquele indivíduo capaz de ler palavras isoladas, frases curtas ou identificar números familiares, como telefones e preços, mas que enfrenta dificuldades na compreensão de textos mais complexos e na interpretação de informações.
Este grupo engloba tanto os analfabetos absolutos quanto aqueles com um nível rudimentar de alfabetização. Os dados revelam que o Brasil não tem conseguido avançar no combate a essa condição desde 2018, após um período de discreta melhora entre 2001 e 2009.
Mapeamento da alfabetização entre brasileiros
O levantamento Inaf (Indicador de Alfabetismo Funcional) divide os participantes em cinco categorias, que vão desde o analfabeto até o proficiente. Os resultados detalhados apontam para disparidades significativas em relação à idade e à raça.
51% dos brasileiros com 50 anos ou mais se enquadram na categoria de analfabeto funcional. Em contraste, as faixas etárias mais jovens apresentam os maiores percentuais de funcionalmente alfabetizados, com 84% entre 15 e 29 anos e 78% entre 30 e 39 anos.

A pesquisa também expõe uma desigualdade racial no acesso a um nível consolidado de alfabetização (intermediário ou proficiente). Em 2024, 41% dos brasileiros que se declararam brancos atingiram esse patamar. Em comparação, apenas 31% dos pardos e pretos alcançaram o mesmo nível, e os percentuais são ainda menores entre amarelos e indígenas, com apenas 19% classificados como alfabetizados consolidados.
Outro ponto destacado pelo estudo é a diferença entre gêneros. Em média, as mulheres apresentam níveis de alfabetização funcional superiores aos dos homens: 73% das mulheres são consideradas funcionalmente alfabetizadas, enquanto essa proporção é de 69% entre os homens.
O que significa ser analfabeto funcional?
O analfabeto funcional consegue ler palavras e frases simples, mas não possui a capacidade de interpretar textos mais elaborados ou realizar operações matemáticas básicas com compreensão. Já o indivíduo com alfabetização elementar consegue selecionar informações em textos médios e resolver problemas simples de matemática.
O alfabetizado em nível consolidado abrange as categorias intermediária e proficiente. No nível intermediário, a pessoa é capaz de identificar informações em diversos tipos de texto e resolver problemas matemáticos envolvendo porcentagem e proporção. O alfabetizado proficiente demonstra habilidades ainda mais avançadas, como a elaboração de textos complexos e a interpretação de tabelas e gráficos elaborados, sendo capaz de resolver problemas em contextos variados que exigem múltiplas etapas de raciocínio.