Tânia Maria é a nova grande descoberta do cinema brasileiro! A artesã, que mora em Cobra, um povoado de Parelhas (RN), teve sua primeira experiência como atriz aos 72 anos, quando atuou como figurante em “Bacurau” (2019). Embora fosse seu primeiro papel, a atriz garantiu presença em diversos outros projetos, como o aclamado filme “O Agente Secreto”, onde ganhou visibilidade para concorrer inclusive ao Oscar.
Nas últimas semanas, algumas das principais publicações da indústria cinematográfica, como Variety e The Hollywood Reporter (THR), começaram a divulgar suas listas de previsões para indicações ao Oscar 2026. Seguindo a hipótese das recentes notícias, o filme vem sendo apontado como forte possibilidade nas corridas de melhor filme internacional, melhor direção, com Kleber Mendonça Filho, e melhor ator, com Wagner Moura. Mas, para a surpresa de muitos, outra atriz da obra apareceu cotada para as premiações, sendo ninguém mais ninguém menos que Tânia Maria! A atriz nordestina aparece na lista de concorrência como melhor atriz coadjuvante.
A Variety aponta Tânia como a 25ª colocada no ranking de possíveis indicadas, já a THR coloca a brasileira na 17ª posição. Embora não sejam posições muito favoráveis à premiação de fato, é uma ocorrência muito importante, já que dá luz à essa nova atriz brasileira que aparece em destaque, à frente, inclusive, de nomes renomados que atuam no mesmo filme, como Mia Goth (“Frankenstein”).
Início da carreira de atriz
Tânia Maria começou sua trajetória no cinema quase por acaso, aos 72 anos, quando foi chamada para ser figurante em “Bacurau” (2019), local perto de sua cidade natal, Parelhas, no Rio Grande do Norte. Durante as filmagens, acabou conhecendo Kleber Mendonça Filho em um almoço, ocasião em que contou um pouco de sua vida e despertou o interesse do diretor e de outros membros da equipe.
A partir desse encontro, sua presença marcante rendeu convites para novos trabalhos, como o documentário “Seu Cavalcanti”, a série “Delegado”, e os filmes “Yellow Cake” e “O agente Secreto” (onde tem papel de destaque escrito especialmente para ela).
Este cenário foi abrindo caminhos para que a artesã se tornasse atriz em papéis cada vez mais importantes e ganhasse notoriedade internacionalmente.
Embora esteja cotada para o Oscar, em entrevista ao jornal O Globo, Tânia comenta que não pretende ir ao evento em Los Angeles. “Não sei nem o que é Oscar, mas fiquei contente demais só de ter meu nome na lista, é uma honra muito grande.”
Papel em “O Agente Secreto”
A atriz nordestina vive a personagem “Dona Sebastiana” no novo filme brasileiro cotado para o Oscar. Ela é a mulher que abriga o protagonista de Wagner Moura, em Recife.
Na entrevista, ela comenta sobre ter visitado a capital 15 vezes durante a produção e gravado cenas mesmo com mudanças repentinas de roteiro. Ela ainda acrescenta o carinho que desenvolveu por Wagner Moura durante as gravações: “Levei um kit de banheiro para o Wagner. Ele é um amor, ele me ensinou muito. Ele me ensinou que, se a gente errar uma cena, não é para parar. Continua, aí que vem atrás, fecha a porteira.”
Mais curiosidades sobre Tânia
A atriz afirmou nunca ter entrado em um cinema antes de sua participação em “Bacurau”, mas que hoje está apaixonada pelo novo ofício e pretende continuar atuando. Hoje, Tânia ainda mantém sua antiga profissão em paralelo, atuando como artesã e produzindo conjuntos de banheiro e tapetes com tecido reciclado.