Inauguração de nova era na Stock Car 2025, com SUVs nas pistas e mudanças no Grid

Stock Car 2025 estreia temporada com modelos inéditos, retorno da Mitsubishi e reestruturação das equipes
Inauguração de nova era na Stock Car 2025, com SUVs nas pistas e mudanças no Grid
Stock Car 2025 inaugura nova era com SUVs nas pistas e mudanças no grid. Reprodução/Instagram/@stockcarbrasil

A temporada 2025 da Stock Car Pro Series começa entre os dias 2 e 4 de maio, no tradicional circuito de Interlagos, em São Paulo, e marca uma virada histórica na competição. Pela primeira vez, os sedãs são substituídos por SUVs de alto desempenho, promovendo uma série de inovações tecnológicas e alterações no cenário competitivo da principal categoria do automobilismo nacional.

Estreia do SNG01 e a chegada dos SUVs

Após mais de quatro décadas, utilizando sedãs como padrão, a Stock Car aposta nos utilitários esportivos para a nova geração de carros de corrida. O modelo estreante, denominado SNG01 (Stock New Generation 01), é apontado como o mais sofisticado já desenvolvido na América do Sul. Construído com materiais como fibra de carbono, kevlar e aramida, o carro pesa 1100 kg e possui um motor turbo 2.1 litros com potência de até 500 cavalos.

O cockpit foi redesenhado e conta com novas tecnologias, incluindo câmera 360° e painel digital com mais recursos, oferecendo uma experiência mais interativa para pilotos e público. A mudança segue uma tendência do mercado: atualmente, os SUVs representam mais de 40% das vendas de veículos de passeio no Brasil. Entre os modelos escolhidos estão o Chevrolet Tracker, o Toyota Corolla Cross e o Mitsubishi Eclipse Cross.

Veja também:  Do Kart à Fórmula 1: Gabriel Bortoleto rompe jejum de 7 Anos sem pilotos brasileiros

Mitsubishi retorna e equipes se reorganizam

A Mitsubishi está de volta em 2025, depois de 16 anos fora da Stock Car, integrando o grid com o Eclipse Cross. A marca japonesa, que venceu dois campeonatos entre 2005 e 2008, agora se junta à Toyota e Chevrolet como fornecedoras oficiais de carrocerias para a categoria.

Stock Car
Layout do Mitsubishi Eclipse Cross da Euro Farma/Team Rc. (Foto: reprodução/Instagram/@stockcarbrasil)

Além da novidade nas montadoras, o grid de pilotos também passa por reformulações. A estreia da Scuderia Bandeiras, equipe liderada por Átila Abreu, é uma das atrações da temporada. Já a Full Time Sports e a Cavaleiro Sports se unificaram, formando a Full Time/Cavaleiro para atender ao novo regulamento de dois carros por equipe. Outra novidade é a chegada da RTR Sport Team, vinda da divisão de acesso, a Stock Series.

Nessa temporada, a grid conta com mais de 20 carros no grid. Ao todo, 23 pilotos buscarão o tão sonhado título. São eles:

  • SG28 Racing
    • Juninho Berlanda #17
    • Felipe Barrichello Bartz #24
    • Bruna Tomaselli #97
  • ArtCon Racing
    • Mathias de Valle #16
    • Lucca Zucchini #23
  • W2 Racing ProGP
    • Gabriel Koenigkan #7
    • Alfredinho Ibiapina #8
    • Enzo Gianfratti #19
    • Erick Schotten #77
    • Enzo Bedani #98
    • Léo Reis #293
  • Garra Racing Team
    • Akyu Myasava #16
    • Guto Rotta #29
    • Luis Trombini #63
  • RTR Sport Team
    • Pedro Garcia #82
    • Witold Ramasauskas #113
    • Vinícius Papareli #218
  • Infinity Competições
    • Kaká Magno #25
    • Enzo Falquete #99
  • MForce
    • Rafael Martins #21
    • Will Cesar #34
    • João Bortoluzzi #80
  • MTK Racing Team
    • Ernani Kuhn #107
Veja também:  Marcelo anuncia aposentadoria aos 36 anos

Grid
Grid completo da Stock Car Brasil 2025. (Foto: reprodução/Instagram/@stockcarbrasil)

Circuitos tradicionais e BH no calendário

O calendário da temporada 2025 mantém os principais palcos do automobilismo brasileiro, como Interlagos, Cascavel, Velopark e Velo Città. A capital mineira segue no cronograma para a realização da corrida de rua no Circuito Toninho da Matta, construído nos arredores do estádio Mineirão, em Belo Horizonte. A etapa urbana foi introduzida no ano anterior e se consolidou como uma das mais aguardadas do campeonato.

Ao todo, estão previstas 12 etapas, cada uma composta por uma corrida sprint e outra principal, totalizando 24 provas ao longo do ano. A expectativa é de um campeonato competitivo e marcado por grandes disputas.

A temporada 2025 representa um divisor de águas na Stock Car Pro Series. A adoção dos SUVs, o retorno de montadoras históricas e as reformulações nas equipes sinalizam um novo ciclo para a categoria. As mudanças acompanham as tendências do setor automotivo e visam atrair ainda mais o público para um dos esportes mais tradicionais do país.

Compartilhe este post :

WhatsApp
Facebook
Threads
LinkedIn
Pinterest

Anuncie conosco e veja sua marca alcançar novos patamares.

Últimas notícias
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.