A temporada 2025 da Stock Car Pro Series começa entre os dias 2 e 4 de maio, no tradicional circuito de Interlagos, em São Paulo, e marca uma virada histórica na competição. Pela primeira vez, os sedãs são substituídos por SUVs de alto desempenho, promovendo uma série de inovações tecnológicas e alterações no cenário competitivo da principal categoria do automobilismo nacional.
Estreia do SNG01 e a chegada dos SUVs
Após mais de quatro décadas, utilizando sedãs como padrão, a Stock Car aposta nos utilitários esportivos para a nova geração de carros de corrida. O modelo estreante, denominado SNG01 (Stock New Generation 01), é apontado como o mais sofisticado já desenvolvido na América do Sul. Construído com materiais como fibra de carbono, kevlar e aramida, o carro pesa 1100 kg e possui um motor turbo 2.1 litros com potência de até 500 cavalos.
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O cockpit foi redesenhado e conta com novas tecnologias, incluindo câmera 360° e painel digital com mais recursos, oferecendo uma experiência mais interativa para pilotos e público. A mudança segue uma tendência do mercado: atualmente, os SUVs representam mais de 40% das vendas de veículos de passeio no Brasil. Entre os modelos escolhidos estão o Chevrolet Tracker, o Toyota Corolla Cross e o Mitsubishi Eclipse Cross.
Mitsubishi retorna e equipes se reorganizam
A Mitsubishi está de volta em 2025, depois de 16 anos fora da Stock Car, integrando o grid com o Eclipse Cross. A marca japonesa, que venceu dois campeonatos entre 2005 e 2008, agora se junta à Toyota e Chevrolet como fornecedoras oficiais de carrocerias para a categoria.

Além da novidade nas montadoras, o grid de pilotos também passa por reformulações. A estreia da Scuderia Bandeiras, equipe liderada por Átila Abreu, é uma das atrações da temporada. Já a Full Time Sports e a Cavaleiro Sports se unificaram, formando a Full Time/Cavaleiro para atender ao novo regulamento de dois carros por equipe. Outra novidade é a chegada da RTR Sport Team, vinda da divisão de acesso, a Stock Series.
Nessa temporada, a grid conta com mais de 20 carros no grid. Ao todo, 23 pilotos buscarão o tão sonhado título. São eles:
- SG28 Racing
- Juninho Berlanda #17
- Felipe Barrichello Bartz #24
- Bruna Tomaselli #97
- ArtCon Racing
- Mathias de Valle #16
- Lucca Zucchini #23
- W2 Racing ProGP
- Gabriel Koenigkan #7
- Alfredinho Ibiapina #8
- Enzo Gianfratti #19
- Erick Schotten #77
- Enzo Bedani #98
- Léo Reis #293
- Garra Racing Team
- Akyu Myasava #16
- Guto Rotta #29
- Luis Trombini #63
- RTR Sport Team
- Pedro Garcia #82
- Witold Ramasauskas #113
- Vinícius Papareli #218
- Infinity Competições
- Kaká Magno #25
- Enzo Falquete #99
- MForce
- Rafael Martins #21
- Will Cesar #34
- João Bortoluzzi #80
- MTK Racing Team
- Ernani Kuhn #107

Circuitos tradicionais e BH no calendário
O calendário da temporada 2025 mantém os principais palcos do automobilismo brasileiro, como Interlagos, Cascavel, Velopark e Velo Città. A capital mineira segue no cronograma para a realização da corrida de rua no Circuito Toninho da Matta, construído nos arredores do estádio Mineirão, em Belo Horizonte. A etapa urbana foi introduzida no ano anterior e se consolidou como uma das mais aguardadas do campeonato.
Ao todo, estão previstas 12 etapas, cada uma composta por uma corrida sprint e outra principal, totalizando 24 provas ao longo do ano. A expectativa é de um campeonato competitivo e marcado por grandes disputas.
A temporada 2025 representa um divisor de águas na Stock Car Pro Series. A adoção dos SUVs, o retorno de montadoras históricas e as reformulações nas equipes sinalizam um novo ciclo para a categoria. As mudanças acompanham as tendências do setor automotivo e visam atrair ainda mais o público para um dos esportes mais tradicionais do país.