Press ESC to close

Santa Cruz busca o acesso: relembre os acontecimentos do clube desde a última vez que saiu da Série D

Com a SAF, Santa Cruz busca se reerguer após ficar sem divisão em 2024

O Santa Cruz continua a buscar a vaga na Série C do Campeonato Brasileiro neste sábado (30), quando enfrenta o América de Natal, na Arena Pernambuco, no jogo de ida das Quartas de Final da Série D. O clube coral busca voltar para a Série C após uma grave crise, onde acabou sem divisão em 2024. Devido a tal crise financeira, o clube virou SAF, e busca subir para a terceira divisão para se reerguer. O time já passou por essa situação no passado. Em 2011, o Santa subiu para a Série C após sucessivas quedas desde 2006, quando caiu da Série A.

Contexto da crise do Santa Cruz

Assim como a situação que o clube passava antes das negociações da SAF atualmente, o Santa Cruz enfrentou uma crise financeira anterior, que se refletiu em quatro quedas seguidas, desde a Série A em 2005, até a Série D em 2009, ano em que a divisão começou a ser disputada. O clube foi o primeiro time do Brasil a ser rebaixado em três anos consecutivos. E começou a se reestruturar em 2010, até subir para a Série C em 2011, onde deu início a arrancada rumo à primeira divisão e ao título da Copa do Nordeste, em 2016. No mesmo ano em que subiu da quarta divisão, a torcida do clube virou destaque por ser a maior média de público do país em 2011, superando Flamengo e Corinthians, as duas maiores torcidas do Brasil.

Como semelhança a 2025, o clube foi alavancado por patrocinadores e conseguiu obter resultados esportivos. Com o time já na Primeira Divisão em 2016, o tricolor passava novamente por uma situação financeira complicada, com dívidas e 2 meses de salários atrasados para os atletas.

Novamente, o clube foi rebaixado para a Série B, em 2017. Caiu para a terceira divisão, onde se manteve até 2021, quando novamente foi para a Série D. Em 2024, o clube atingiu o pior momento de sua história, quando ficou sem divisão nacional.

Temporada atual e SAF

Em 2025, o Santa Cruz começou o ano sendo vendido para os empresários mineiros Vinicius Diniz e Márcio Cadar, o que possibilitou alguns investimentos e contratações para a quarta divisão, com objetivo de subir para a Série C. O clube começou o ano sendo eliminado na pré-Copa do Nordeste para o Treze-PB, dentro do Estádio do Arruda.

No Campeonato Pernambucano, o clube foi eliminado para o Sport, seu maior rival, na semifinal do torneio. Na Série D, o Santa terminou a primeira fase com 27 pontos em 14 rodadas, empatado com o América de Natal, adversário das quartas de final. O clube passou por Sergipe e Altos (PI) nos pênaltis.

O clube busca se reerguer após as crises financeiras desde 2016, e neste sábado o clube pode dar o primeiro passo para se reerguer, coisa que o clube já fez no passado. O jogo começa às 19h deste sábado (30), no horário de Brasília.