Press ESC to close

Proposta da SAF do Fluminense de R$ 6,7 Bilhões é apresentada

A proposta de compra do clube tricolor foi apresentada nesta sexta e deve ser votada após as eleições do clube.

Mais um time brasileiro está prestes a virar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

O Fluminense recebeu uma proposta para a compra da SAF do clube nesta segunda-feira (08). Caso seja aprovada, o mando do clube contaria com empresários tricolores adquirindo partes da empresa responsável pela gestão. Para a aprovação, a proposta ainda vai passar pelo Conselho Deliberativo do clube. O aporte financeiro seria de R$ 6,7 bilhões durante dez anos.

Passos que faltam para a aprovação

O documento foi apresentado na TV oficial do clube, a FluTV, no YouTube, nesta segunda-feira (08), onde também foram debatidos os números e condições. O grupo que pretende adquirir a SAF do tricolor vai realizar auditorias e análises de contabilidade para entender a realidade financeira do clube e para a renegociação das dívidas com os credores. O conselho do clube vai criar diferentes comissões para analisar os detalhes do contrato.

A votação da proposta vai ocorrer após as eleições do clube, que ocorrem na segunda quinzena de novembro. Caso seja aprovada, a transição do associativo do clube para a sociedade anônima terminaria em fevereiro, após a realização da venda.

Se for aprovado, o Fluminense será o terceiro clube carioca a virar SAF, após Botafogo e Vasco, em 2022. Nos rivais, a SAF foi responsável pela montagem do elenco do clube alvinegro para os títulos da Libertadores e do Brasileirão de 2024. A SAF do Vasco está em processo de recompra, após a saída judicial dos antigos compradores, a 777 Partners.

Eleições do Fluminense

Além da proposta da SAF, outro fator agita os bastidores do tricolor, as eleições, que ocorrem no final do ano. Até o momento, apenas a candidatura da situação foi homologada, Mattheus Montenegro. A oposição se divide em quatro pré-candidatos até o momento: Celso Barros, ex-presidente da Unimed, o jornalista Ricardo Mazella e o advogado Adhemar Arrais. O resultado das eleições pode ser decisivas para a votação da SAF.