Press ESC to close

Entenda as principais mudanças no futebol brasileiro a partir de 2026

As novas mudanças no futebol brasileiro entram em vigor a partir do ano que vem

Nesta quarta-feira (01), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou as principais mudanças no calendário do futebol brasileiro a partir de 2026. As alterações visam espaçar as partidas e diminuir o desgaste para os clubes. Entre as principais mudanças da proposta, destaca-se o início da Série A do Campeonato Brasileiro em janeiro, a diminuição dos campeonatos estaduais e mudanças dentro da Copa do Brasil.

Mudanças nas competições nacionais

As novas medidas vão impactar as quatro divisões do Campeonato Brasileiro, com mudanças de datas, duração do campeonato e aumento de clubes. Na Série A, a principal mudança será o início do campeonato em janeiro, sendo disputado durante o ano todo. O número de clubes e rodadas serão mantidos. A segunda divisão não será afetada por grandes mudanças, apenas o início da competição, que será duas semanas antes da data atual. 

A Série C terá um aumento gradual de clubes de 20 para 24 em 2027, chegando a 28 em 2028. A quarta divisão será a principal impactada pelas novas medidas, com ampliação de 64 para 96 clubes. A mudança possibilita que clubes que ficam sem calendário, na atual conjuntura, durante grande parte do ano, possam disputar uma competição nacional.

Na Copa do Brasil, as principais mudanças são em relação à participação de clubes e adoção de jogo único em algumas fases, incluindo a final. Com a mudança, 126 clubes vão participar do torneio. Os clubes da primeira divisão vão entrar a partir da quinta fase.

Competições regionais e estaduais no futebol brasileiro

Em relação aos torneios regionais e estaduais, a proposta também altera o curso desses campeonatos ao longo dos próximos anos. Em relação aos campeonatos estaduais, vai ter uma diminuição de datas, com no máximo 11 datas para essas competições. Esses campeonatos seriam jogados até março.

As competições regionais também vão sofrer mudanças, principalmente a Copa do Nordeste, onde clubes da região que participem de competições continentais não poderão jogar o torneio. Com critérios similares, a CBF também criou uma competição regional entre clubes do Sul e Sudeste, apenas com clubes que não se classificaram para torneios sul-americanos. A partir de 2026, essas competições vão começar depois dos estaduais.