O poder do visagismo, valorizando a individualidade

Conheça sobre o visagismo e como ele pode impactar na sua intenção de imagem
O poder do visagismo, valorizando a individualidade
O poder do visagismo, valorizando a individualidade. Reprodução/Pinterest

Quem nunca se encontrou em uma situação onde achou que determinada cor de roupa, ou mesmo o corte, ou cor de cabelo, não te favoreceu tanto? Isso é mais comum do que parece, já que as pessoas possuem diferentes características valorizadas de diferentes formas. E hoje vamos trazer os principais pontos sobre o que é o visagismo e como ele atua na construção de uma imagem que valoriza as características individuais, identificando as melhores escolhas para a valorização individual, vamos lá!

O que é o visagismo?

O visagismo é um campo de estudo de técnicas que visa explorar e compreender as possibilidades de valorizar de forma individual cada atributo. O termo “visage” (rosto) do francês segue além da estética, indo até a individualidade e personalidade, para criar uma imagem pessoal alinhada com a intenção, personalidade e até a profissão de cada pessoa, para criar algo único.

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(Foto: reprodução/Pinterest)

Entre os trabalhos do visagismo estão descobrir os melhores tons, cores e intensidade para roupas, maquiagem e cabelo. Tudo relacionado à imagem e à construção dela. Entre os profissionais dessa área estão os visagistas, consultores de imagem, maquiadores, cabeleireiros que possuem técnicas para entender e valorizar a individualidade e características de cada cliente, é importante para o resultado que será entregue aos clientes que buscam serviços de maquiagem e cabelo, por exemplo.

Onde surgiu o visagismo?

Em 1936, o cabeleireiro e maquiador francês, Fernand Aubry, além do termo com o visagismo, pretendia mostrar e enfatizar a autenticidade presente em cada expressão. Indo além da estética, transformando cortes de cabelo e maquiagem em uma verdadeira manifestação artística, celebrando a individualidade. O visagismo passou por desafios ao longo do tempo, e por determinado tempo a busca por valorizar o individual foi substituída por padronizar as características individuais.

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Já em 2002, com Philip Hallawell, artista plástico nascido em São Paulo, trouxe ao visagismo além do físico, indo para temas como personalidade, estilo de vida, profissão e intenção pessoal. O seu livro “Visagismo: harmonia e estética” de 2003 redefiniu o visagismo e inspirou uma nova geração de profissionais com uma nova abordagem.

O poder do visagismo, na prática

Entre os pontos trabalhados no visagismo está o subtom e contraste pessoal, e um exemplo do poder do visagismo aconteceu na série fenômeno mundial “Bridgerton“, da Netflix, adaptação da série de livros da autora Julia Quinn. Na terceira temporada, 2024, a personagem Penelope Washington, interpretada por Nicola Coughlan, passa por uma verdadeira transformação em seu visual, surpreendendo a todos, incluindo a si mesma, na série.

“Bridgerton”. (Vídeo: reprodução/YouTube/@isabeltavaresimagempessoal)

A troca de roupas com tons quentes e intensos que não favoreciam seu subtom frio por cores frias e suaves em seus vestidos e maquiagem transformou seu visual, valorizando seu tom de cabelos ruivos e olhos verdes. Essa mudança de seu guarda-roupa surpreende a todos. Além disso, essa mudança de seu visual foi colocada como uma parte importante para o arco de crescimento da personagem na temporada, que passava por uma série de mudanças internas e foi evidenciada também pela sua mudança visual.

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Outro caso de como o visagismo pode valorizar a individualidade é a atriz e modelo, Dakota Johnson, que possuía um cabelo loiro que não a favorecia tanto, porém ao adotar a franja e os cabelos com comprimento de médios a longos em tom castanho, favoreceu ainda mais seus olhos e seu contraste pessoal.

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Dakota Johnson. (Foto: reprodução/Pinterest)

O profissional de visagismo transforma de forma individual e com intenção a imagem. Descobrindo e encontrando os melhores tons e cores, claro que o profissional se baseia em teorias de estudo, porém, cada um deve transmitir o que deseja.

A atriz Anya Taylor-Joy declarou que não se importa com as análises que fazem sobre sua coloração pessoal, em entrevista à Vogue. Ao analisar seu look para o Globo de Ouro de 2025, afirmou não se arrepender da escolha do seu look, mesmo que vídeos sobre o look repercutiram nas redes sociais baseados em seu contraste pessoal.

O visagismo busca compreender e encontrar as melhores escolhas quanto à imagem, para criar algo único, expressivo e individual. O conhecimento é importante, pois o visual comunica, estilo, cores, intensidade dessas cores, porém não deve estar acima da personalidade e intenção própria, como afirmou Anya, mostrando que o visagismo pode ser encarado de diversas formas, e não deve superar a visão própria e individual de si mesma.

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