A espera acabou! Com formato renovado, o Mundial de Clubes começa neste sábado (14). Os Estados Unidos será palco da competição entre os 32 times até 13 de julho — data prevista da final.
Neste ano, a FIFA decidiu reinventar a disputa para torná-la mais atrativa. A solução foi se inspirar na Copa do Mundo e abranger mais clubes de todos os continentes. Antes limitado a 7 equipes anualmente, agora o torneio reúne 32 clubes a cada quatro anos.
Com tanto time na disputa, o Mundial adere á fase de grupos. Serão oito grupos com quatro times cada. Os dois grupos que se saírem melhor avançam às oitavas, que seguem em mata-mata até a final. Ao todo, 63 jogos em apenas 29 dias.
Trajetória dos clubes brasileiros até o Mundial

O Palmeiras foi o primeiro clube brasileiro a garantir presença no Mundial de Clubes ao conquistar a Libertadores de 2021 diante do Flamengo, em Montevidéu.
No ano seguinte, em 2022, foi a vez do próprio Flamengo levantar o troféu continental, superando o Athletico-PR na final disputada em Guayaquil, no Equador.
Em 2023, o Fluminense se juntou à lista ao conquistar pela primeira vez a Libertadores. O tricolor carioca venceu o Boca Juniors em uma final emocionante no Maracanã e carimbou seu passaporte para o Mundial.
Fechando o grupo de representantes brasileiros, o Botafogo conquistou a Libertadores de 2024, ao derrotar o Atlético-MG na decisão realizada em Buenos Aires. Com o título, o Glorioso garantiu sua estreia no Mundial de Clubes.
Tabela de grupos do Mundial de Clubes 2025
O primeiro confronto será entre Al Ahly e Inter Miami, às 21h (de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami.
Você pode acompanhar as partidas na Globo, Globoplay, SporTV, CazeTV e DAZN.