Moda e automobilismo: quando dois universos se encontram

Das passarelas às pistas de corrida: entenda a relação entre moda e automobilismo nos últimos anos. E MAIS: confira tudo o que rolou (em termos de moda, claro) no GP de São Paulo 2024
Moda e automobilismo: quando dois universos se encontram
Moda e automobilismo: quando dois universos se encontram. Reprodução/Pinterest

No último final de semana aconteceu o Grande Prêmio de São Paulo, evento que marcou a 21ª etapa da temporada de 2024 da Fórmula 1. Com direito a homenagem a Ayrton Senna, adiamento da classificação e acidentes em razão da chuva intensa, o que não faltou foi emoção no Autódromo de Interlagos.

No entanto, a principal categoria do automobilismo mundial não é palco apenas de momentos de emoção e adrenalina, mas também de manifestações de moda e estilo. Esse elo entre o mundo da moda e dos esportes sempre existiu, mas tem se estreitado cada vez mais nos últimos anos.

Moda automotiva

Fatores como o sucesso da série documentalDrive to Survive, série da Netflix que retrata os bastidores das equipes e pilotos durante o Campeonato Mundial, e a crescente produção de conteúdo voltado ao esporte em redes sociais como o TikTok, contribuíram para um aumento no interesse do público jovem pela Fórmula 1. E são estes fatores que também influenciam na relação moda e automobilismo que presenciamos atualmente.

Além disso, à medida que essa interseção ganha popularidade, as grandes marcas aproveitam para expandir seus horizontes investindo em patrocínio e coleções de moda em parceria com equipes e pilotos. No último sábado (02), a Tommy Hilfiger, marca de roupas que combina o estilo clássico com o contemporâneo, realizou um evento exclusivo na Soho House em São Paulo.

Para celebrar seu legado de quase 10 anos de parceria com a Mercedes-AMG Petronas F1 Team, o evento promovido pela marca contou com a presença do piloto britânico da equipe Mercedes, Lewis Hamilton, e de um grupo seleto de artistas e influenciadores brasileiros, dentre estes Camila Queiroz e Lázaro Ramos. Confira os registros:

A relação dos pilotos de Fórmula 1 com o mundo da moda

Não é de hoje que, além de ser o maior recordista de vitórias na F1, Lewis Hamilton também é conhecido por sua paixão pela moda. Lewis é um dos principais responsáveis pela aproximação desses dois universos que, a primeira vista, parecem tão distintos. Presença confirmada nos desfiles de alta-costura, o heptacampeão e único piloto negro a competir pela modalidade em décadas de história, assinou recentemente uma coleção com a grife francesa Dior e foi anunciado como co-anfitrião do Met Gala 2025; evento beneficente que acontece todos os anos e protagoniza momentos icônicos de moda.

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Porém, o britânico não é o único piloto da tabela a desfilar pela área de apoio com estilos cheios de estilo e personalidade. Outros nomes, como George Russell e o piloto chinês Guanyu Zhou — que declarou inclusive ter sido inspirado pelo próprio Lewis Hamilton a “sair de sua zona de conforto” na hora de se vestir —, também se destacam.

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Os pilotos George Russell, Lewis Hamilton e Guanyu Zhou. (Foto: reprodução/Canva/Pinterest)

As celebridades vão à pista

Como já é de costume, estrelas da TV, do esporte, da internet e da música também marcaram presença no Autódromo de Interlagos para o GP de São Paulo. Rebeca Andrade, Maísa Silva, Sasha Meneghel e Malu Borges são alguns dos nomes que integraram a extensa lista de celebridades que passaram por Interlagos. E é claro que não faltaram roupas estilosas para a gente conferir! Separamos alguns dos nossos favoritos, vem ver:

Moda e automobilismo: quando dois universos se encontram
Patricia Dejesus, Natalia Cangueiro, Isabella Scherer e Rodrigo Calazans, e Malu Borges no GP de São Paulo.
(Foto: reprodução/Canva/Instagram)

Automobilismo e marcas de moda: uma parceria de sucesso

Nas curvas do consumo, toda essa conexão entre moda e automobilismo reflete também no posicionamento das marcas, que, como comentamos anteriormente, têm buscado investir em colaborações e lançamento de produtos inspirados na estética da Fórmula 1. É o caso da PUMA, que lançou uma coleção em homenagem a Ayrton Senna, celebrando o estilo de vida pessoal do ídolo fora das pistas.

Isso se repete também na marca New Era, que pegou carona nesse sucesso e se uniu à McLaren para lançar uma coleção de bonés com desenhos que fazem referência a aspectos marcantes da carreira de Senna, como a icônica McLaren MP4/5B. A Levi’s, por sua vez, em uma parceria com a McLaren Racing, referenciou a era moderna do automobilismo em coleção lançada recentemente. E aproveitando a estreia da minissérie Senna, que está marcada para o final do mês, a marca italiana de óculos de luxo Persol lançou em colaboração com a Netflix uma linha de óculos de sol com modelos que revivem os clássicos dos anos 1980 e os tempos de ouro da Fórmula 1.

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Persol, Levi’s e New Era. (Foto: reprodução/Canva/Instagram)

É, até que para dois universos tão opostos, esse encontro não poderia ser mais complementar. E o futuro promete ser tão emocionante quanto os momentos históricos que o Grande Prêmio de São Paulo nos proporcionou esse ano. Até a próxima, Interlagos.

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