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Labubus: a nova obsessão da geração z

O “labubus”, bonecos colecionáveis, é o novo fenômeno pop mundial após celebridades como Dua Lipa e Lisa do grupo de K-pop Blackpink serem vistas com o mais novo item fashion!

O novo ícone das tendências entre as celebridades, conhecido como “Labubus” são bichinhos de pelúcias com um visual travesso e, ao mesmo tempo, fofo, criado pelo ilustrador Kasing Lung de Hong Kong. Com o propósito inicial de arte para livros infantis, foi em 2019 que a parceria com a empresa chinesa Pop Mart lançou miniaturas colecionáveis do personagem.

Impulsionados por coleções temáticas variadas como Have a Seat, Exciting Macaron, Big Into Energy, além de um design marcante, a pelúcia chamou a atenção ao aparecer em diversas ocasiões como um acessório de bolsa em publicações no Instagram feitas pela cantora Lisa da banda de K-pop Blackpink. Outras celebridades, como Rihanna e Dua Lipa, também aderiram a essa nova febre. A customização de bolsas com adornos fofos e personalizados já é uma tendência desde 2023 nas redes, que ganha cada vez mais força com o marketing de personagens.

Por que fazem tanto sucesso?

Com a estratégia de marketing certeira das blind boxes (caixas surpresas), muitos entusiastas da marca fazem unboxing de suas coleções, como o item é revelado após a abertura, essa dinâmica gera expectativa, emoção e incentiva a busca por modelos raros e exclusivos, como colaborações com marcas de luxo. A expansão desse mercado é acompanhada pelo entusiasmo da geração z, que através dos colecionáveis reforça o “status”, estética e o forte engajamento nas mídias sociais.

Labubus
Lisa com um Labubu para a Vanity Fair. (Foto: reprodução/Site/Vanity Fair)

A marca aposta na comunicação direta com o público por meio de influenciadores que ajudam a manter o hype. No Brasil, criadores de conteúdo como Sarina Gomes, Virgínia Fonseca e Francine Oliveira acumulam milhões de visualizações ao exibir o brinquedo.  Apesar de a empresa ainda não ter se expandido no mercado brasileiro, admiradores e compradores fiéis buscam formas de acompanhar o movimento, mesmo sem o acesso direto.

Fora do mercado nacional, mas dentro do hype digital

Sem presença oficial no Brasil, os Labubus já movimentam fãs e criadores — e prometem espaço garantido nas vitrines do desejo digital. Especialmente entre jovens da Geração Z que possuem o poder de transformar objetos de nicho em símbolos de desejo coletivo, somado à criatividade e à necessidade de autoexpressão dentro e fora da internet, antecipa e potencializa um novo mercado digital.

Além de fomentar também o mercado da moda com parcerias, esse mais novo ícone insere elementos nostálgicos e divertidos, principalmente na cena do street style com combinações de looks com o próprio personagem, a customização individual e inovações autenticas entre marcas. Contudo, esse fenômeno não está apenas restrito para a Pop Mart, outras empresas também estão aderindo aos acessórios para bolsas, como a influenciadora Franciny Ehlke, que lançou um gloss em um modelo de chaveiro, que gerou mais um sucesso nacional.

Gloss da marca Fran by Franciny Ehlke. (Foto: reprodução/Instagram/@franbyfr)

O movimento em torno dos Labubus e de acessórios colecionáveis aponta para um novo formato de consumo afetivo, onde moda, memória e identidade se misturam. Cada personagem vira extensão do estilo pessoal e símbolo de pertencimento. Com a adesão de marcas e criadores brasileiros, o fenômeno ganha força local. E tudo indica: essa estética veio para ficar.