Press ESC to close

Dia de clássicos na Copa do Brasil 2025: Como as equipes chegam para os confrontos de volta das quartas de final?

Clássicos em Minas Gerais e no Rio de Janeiro definem as últimas vagas nas semifinais da Copa do Brasil

Nesta quinta-feira (11), dois clássicos agitam os confrontos de volta das quartas de final da Copa do Brasil. Em Belo Horizonte, Cruzeiro e Atlético-MG decidem uma vaga na semifinal da competição, às 19h30, a vantagem é do clube celeste, que venceu a ida por 2×0, na Arena MRV. Já no Rio de Janeiro, Botafogo e Vasco decidem a classificação no Estádio Nilton Santos, às 21h30, na partida de ida, os rivais empataram por 1×1. 

Cruzeiro e Atlético-MG se enfrentarão em Belo Horizonte pela vaga nas semifinais da Copa do Brasil.
Cruzeiro e Atlético-MG se encaram em confronto pela vaga nas semifinais da Copa do Brasil. (Foto: reprodução/Pinterest)

Vantagem celeste e estreia de treinador no Atlético

Após a data Fifa, o Cruzeiro chega para a partida com a expectativa de garantir a classificação e manter o bom momento na temporada, onde o clube está na disputa pela liderança do Campeonato Brasileiro. Na Copa do Brasil, a Raposa eliminou Vila Nova e CRB, e venceu a primeira partida das quartas, na casa do seu maior rival. O destaque da equipe, o atacante Kaio Jorge, é dúvida para a partida de hoje, com uma pequena lesão na última partida da Seleção Brasileira. 

O Atlético conta com a reestreia do comandante Jorge Sampaoli, que já treinou o Galo em 2020. A equipe alvinegra passa por um momento de instabilidade na temporada, que culminou na saída do treinador Cuca. O alvinegro se encontra na 14ª posição do Campeonato Brasileiro e passou por crises internas e problemas com os salários atrasados dos atletas, que já foram pagos. Apesar do momento de irregularidade, o clube é um dos únicos vivos em três competições, junto com o Fluminense. Para a partida, onde o Galo vai tentar a virada no confronto, o zagueiro Lyanco, uma das principais lideranças da equipe, pode retornar de lesão.

Clássico: Botafogo e Vasco jogam no jogo decisivo.
Clássico: Botafogo e Vasco s enfrentarão em jogo decisivo. (Foto: reprodução/Pinterest)

Esperança de título na temporada para os dois lados

O Botafogo chega para o confronto apostando muitas fichas na Copa do Brasil, sua melhor chance de título na atual temporada. O Glorioso está na quinta colocação do Campeonato Brasileiro, 12 pontos atrás do líder do campeonato. Após a eliminação do Botafogo na Libertadores em agosto, o clube enxerga na Copa do Brasil uma oportunidade de ser campeão na temporada, e de forma inédita na Competição. O clube terá o desfalque do lateral Vitinho, sendo substituído por Mateo Ponte.

Já o Vasco vê a competição como a única forma de títulos nesta temporada, com uma campanha irregular no Brasileirão, na disputa contra o rebaixamento. O clube também já foi eliminado na Copa Sul-Americana. Um título da Copa do Brasil pode representar uma esperança de um momento no clube, que não conquista um título de expressão nacional desde 2011. Para a partida de hoje, o treinador Fernando Diniz conta com quase todo o time titular, com exceção do volante Jair, que teve uma grave lesão no joelho.