A Fórmula 1 inicia uma nova etapa com a realização do Grande Prêmio da Emilia-Romagna 2025, agendado para os dias 17 a 19 de maio, no emblemático circuito de Ímola, na Itália. A grande novidade da etapa é a estreia do pneu supermacio C6, o mais aderente da linha atual da Pirelli, pensado para maximizar o desempenho em voltas rápidas. Além disso, testes importantes irão ocorrer: um novo formato de classificação e o primeiro uso de um pneu de chuva forte que dispensa o uso de mantas térmicas.
Para fechar o pacote de novidades do fim de semana, Mohammed Ben Sulayem, presidente da Federação Internacional do Automóvel (FIA), fez alterações no regulamento esportivo e agora pilotos que tiverem má conduta contra a FIA serão punidos com perda de posição no grid de largada.
Pneu C6: aderência máxima, desgaste elevado
Utilizado apenas em testes privados até então, o composto C6 será empregado pela primeira vez em um fim de semana oficial de corrida. De todos os pneus da gama Pirelli, ele é o que oferece maior aderência, mas também se desgasta mais rapidamente. A seleção da Pirelli para Ímola contempla os compostos C4 (duro), C5 (médio) e C6 (macio), representando a combinação mais macia disponível na gama de pneus.
O C6 será obrigatório durante a classificação de sábado em Ímola, o que provavelmente terá um impacto direto no desempenho dos pilotos nas fases decisivas da sessão. Fora isso, as equipes poderão utilizá-lo livremente tanto nos treinos livres quanto na corrida, dependendo da estratégia traçada para o circuito italiano.
Classificação experimental e foco ambiental
O GP de Ímola também servirá como teste para um novo modelo de qualificação. Nesse sistema experimental, os pneus utilizados serão determinados por fase: duros no Q1, médios no Q2 e macios no Q3. A proposta tem como objetivo diminuir a quantidade total de conjuntos de pneus disponíveis para cada piloto durante o fim de semana, reduzindo de 13 para 11 jogos. Essa medida está alinhada com as metas de sustentabilidade da categoria.
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Outra inovação é o novo pneu de chuva extrema, desenvolvido para funcionar sem a necessidade de aquecimento. A Pirelli assegura que, mesmo sem as mantas térmicas, o composto apresenta performance superior ao anterior, o que representa um avanço significativo tanto em eficiência quanto em sustentabilidade.
Alteração no apêndice B do regulamento esportivo
O presidente da FIA aprovou uma revisão no Apêndice B do Regulamento Esportivo da Fórmula 1. Com as novas diretrizes, atitudes de desrespeito ou má conduta contra oficiais da entidade agora serão punidas com mais severidade, incluindo perda de posições no grid de largada.
Confira como passam a funcionar às penalidades:
- Piloto com má conduta durante sessões da competição (exceto sprint ou corrida):
Penalidade mínima de 3 posições no grid na próxima etapa. - Membro da equipe com má conduta durante a competição (exceto sprint ou corrida):
Penalidade mínima de 3 posições no grid para ambos os pilotos na próxima corrida. - Infração cometida durante a sprint ou corrida (por piloto ou membro da equipe):
Penalidade mínima de 5 segundos aplicada ao piloto envolvido.

Em nota publicada nas redes sociais da FIA, o presidente Sulayem disse “Como ex-piloto de rali, conheço em primeira mão a gama de emoções enfrentadas durante uma competição. Liderei uma análise abrangente e colaborativa com contribuições de todos os sete Campeonatos Mundiais da FIA, Clubes Membros da FIA e outras organizações de automobilismo. As melhorias anunciadas hoje pela FIA no Apêndice B garantirão que continuemos a promover o melhor do espírito esportivo no automobilismo, ao mesmo tempo em que darão aos comissários diretrizes eficazes para agir contra indivíduos que possam desacreditar o esporte. A FIA estará sempre comprometida em garantir que o automobilismo seja acessível a toda a nossa família esportiva“.
As mudanças vão de acordo com o compromisso da FIA com o respeito à autoridade dos comissários e o bom comportamento no ambiente competitivo.
Agenda do GP da Emilia-Romagna, em Ímola
O GP de Ímola promete um fim de semana intenso, com todos os elementos que fazem da Fórmula 1 um espetáculo global: tecnologia de ponta, mudanças no regulamento e um dos traçados mais técnicos do calendário. A seguir, a programação completa do evento, com horários ajustados para o fuso de Brasília:
- Sexta-feira, 16 de maio
- Treino Livre 1: 8h30
- Treino Livre 2: 12h
- Sábado, 17 de maio
- Treino Livre 3: 7h30
- Classificação: 11h
(Formato experimental com uso obrigatório de compostos duros no Q1, médios no Q2 e macios no Q3).
- Domingo, 18 de maio
- Corrida: 10h

Além do retorno a um dos circuitos mais clássicos do calendário, o fim de semana em Ímola será decisivo para avaliar o impacto das novas diretrizes técnicas da Fórmula 1. O desempenho do C6, as reações ao formato de classificação e o uso do pneu de chuva sem aquecimento serão observados de perto por equipes, pilotos e fãs.