A cerimônia mais aguardada do futebol acontecerá nesta segunda-feira (22), às 16h. A premiação esportiva anual busca reconhecer o melhor futebolista de cada ano, por meio de estatísticas e desempenho em campo, de acordo com votações de jornalistas esportivos.
O prêmio Bola de Ouro acontecerá no Théâtre du Châtelet, em Paris. A 69ª edição da premiação organizada pela “France Football” conta com 30 candidatos ao troféu. Raphinha e Vini Jr. são os brasileiros indicados.
História da Bola de Ouro
O prêmio Bola de Ouro foi criado em 1956, tendo o título de uma das premiações mais tradicionais do futebol mundial. O argentino Lionel Messi, o maior vencedor do prêmio, possui 8 Bolas de Ouro, a última conquistada após o jogador protagonizar a vitória da Argentina na Copa do Mundo do Catar em 2023. Cristiano Ronaldo vem logo atrás, com 5 troféus, ambos dominam a premiação por mais de 10 anos.
O Brasil possui um total de 5 prêmios, o último em 2007, com Kaká. Além dele, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo também foram brasileiros a conquistar a Bola de Ouro.
A regulamentação da premiação visa o desempenho dos jogadores na última temporada, de 1º de agosto de 2024 a 2 de agosto de 2025. Competições internacionais também contam para a avaliação dos jurados.
O prêmio segue três principais critérios:
- Desempenhos individuais, caráter decisivo e impressionante;
- Desempenhos coletivos e conquistas;
- Classe e fair play.
O júri responsável pela votação é composto por um jornalista especializado por país e pelos 100 melhores jogadores do ranking da FIFA. Vence o jogador que obtiver maior pontuação, baseado nesses seguintes aspectos.
Brasileiros na Bola de Ouro
Entre os 30 jogadores mundiais selecionados, Raphinha e Vinícius Jr. foram os representantes brasileiros deste ano. Ambos jogadores atuam em times espanhóis, Raphinha pelo Barcelona e Vini Jr. pelo Real Madrid.
Raphinha marcou 38 gols e participou de 23 assistências em 64 jogos, além de conquistar a Supercopa da Espanha, a Copa do Rei da Espanha e a La Liga.
Já Vinícius Jr., segundo colocado da última edição da Bola de Ouro, e atual The Best, fez 24 gols e deu 16 assistências em 66 jogos. O Real Madrid venceu dois títulos na temporada 24-25, a Supercopa da Europa e a Copa Intercontinental.
Confira os demais indicados:
- Vini Jr. (Real Madrid)
- Raphinha (Barcelona)
- Ousmane Dembélé (Paris Saint-Germain)
- Gianluigi Donnarumma (Paris Saint-Germain)
- Jude Bellingham (Real Madrid)
- Désiré Doué (Paris Saint-Germain)
- Denzel Dumfries (Inter de Milão)
- Serhou Guirassy (Borussia Dortmund)
- Erling Haaland (Manchester City)
- Viktor Gyökeres(Sporting)
- Achraf Hakimi (Paris Saint-Germain)
- Harry Kane (Bayern de Munique)
- Khvicha Kvaratskhelia (Paris Saint-Germain)
- Robert Lewandowski (Barcelona)
- Alexis Mac Allister (Liverpool)
- Lautaro Matinez (Inter de Milão)
- Scott Mctominay (Napoli)
- Kylian Mbappé (Real Madrid)
- Nuno Mendes (Paris Saint-Germain)
- João Neves (Paris Saint-Germain)
- Pedri (Barcelona)
- Cole Palmer (Chelsea)
- Michael Olise (Bayern de Munique)
- Declan Rice (Arsenal)
- Fabian Ruiz (Paris Saint-Germain)
- Virgil Van Dijk (Liverpool)
- Mohamed Salah (Liverpool)
- Florian Wirtz (Bayer Leverkusen)
- Vitinha (Paris Saint-Germain)
- Lamine Yamal (Barcelona)