A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Bets no Senado Federal tem intensificado o cerco sobre a atuação de influenciadores digitais e celebridades na divulgação de casas de apostas online.
Nas próximas semanas, um novo grupo de famosos deve prestar depoimento, buscando esclarecer seus contratos de publicidade e a influência exercida sobre seus milhões de seguidores. A expectativa é que essas oitivas ajudem a comissão a traçar um panorama das estratégias de comunicação utilizadas pelas plataformas de apostas e a discutir a necessidade de regulamentação da publicidade no setor.
O que é a CPI das Bets?
Instaurada no Senado, a CPI das Bets tem como objetivo investigar possíveis crimes cometidos por casas de apostas online que operam no Brasil. A comissão busca apurar desde a legalidade dessas operações até as práticas de publicidade e o impacto dessas plataformas sobre os consumidores.
Um dos focos centrais da investigação reside nos contratos firmados entre as casas de apostas e figuras públicas, como influenciadores digitais e celebridades, que possuem grande alcance e poder de persuasão sobre o público. A CPI busca entender a natureza desses acordos, as contrapartidas financeiras e se existem cláusulas que incentivam a divulgação de informações potencialmente enganosas ou que se beneficiam das perdas dos apostadores.
A relatora da comissão, senadora Soraya Thronicke, enfatiza a importância dos depoimentos dos famosos para compreender as estratégias de marketing e a forma como novos usuários são atraídos para as plataformas de apostas.
Quem são os famosos convocados e convidados?
Depois dos depoimentos de Virginia Fonseca e Rico Melquiades, a CPI das Bets ainda tem dezoito influenciadores e celebridades na fila para serem ouvidos. Entre os convocados na condição de investigados – o que lhes dá a opção de comparecer ou não – estão cantores de grande popularidade como Gusttavo Lima, que se tornou sócio de uma casa de apostas, e Wesley Safadão, investigado por possíveis ligações de uma de suas empresas com bets não autorizadas.

As influenciadoras digitais Gkay e Jojo Todynho, que contam com milhões de seguidores, também foram chamadas para prestar esclarecimentos sobre suas estratégias de divulgação relacionadas às plataformas de apostas. Outros investigados incluem o humorista Tirulipa, o influenciador Jon Vlogs, o empresário de influenciadores Kaká Diniz, a influenciadora Pâmela Drudi e a advogada e ex-BBB Adélia Soares.
Sete influenciadores foram intimados a depor como testemunhas e terão comparecimento obrigatório à CPI. Nesta categoria, encontram-se os ex-BBBs Viih Tube, Rodrigo Mussi e Eliezer, que deverão esclarecer seus contratos de publicidade com casas de apostas, além de Deolane Bezerra e sua mãe, Solange Bezerra, o ex-BBB Felipe Prior, investigado por um contrato com bônus sobre perdas de apostadores, e Chefinho, filho de Deolane, que deverá falar sobre a divulgação de sites de apostas.
Por fim, dois influenciadores foram convidados a depor, podendo optar por comparecer ou não: Felipe Neto, para detalhar seu contrato de publicidade e suas declarações sobre o acordo, e Mayk Santos, para discutir a relação entre influenciadores e casas de apostas.