Press ESC to close

Uefa Champions League: edição de 2025 começa com clássicos já na fase de liga

A principal competição continental europeia, Champions League, começa nesta terça-feira (16)

A Champions League de 2025, principal competição continental da Europa, começa nesta terça-feira (16), com a primeira rodada da fase de liga. A competição já terá grandes confrontos logo nessa etapa, com um longo histórico de confrontos entre as equipes envolvidas. Com o formato de liga, iniciado no ano passado, passou a contar com partidas entre os principais clubes da Europa logo na primeira fase.

Duelo que definiu final logo na primeira rodada

Nesta quarta-feira (17), Bayern de Munique (Ale) e Chelsea (Ing) se enfrentam na Alemanha, na primeira rodada. Alemães e ingleses possuem um histórico de rivalidade na competição, incluindo uma final entre os dois em 2012, com vitória do Chelsea. Além dessa decisão, equipes também se encontraram outras duas vezes pelo mata-mata da competição, em 2005, com classificação inglesa nas quartas de final e nas oitavas de final de 2020, com vitória alemã.

Final da Uefa Champions League em 2012
Final da Uefa Champions League em 2012, vencida pelo Chelsea. (Foto: reprodução/Instagram/@Chelsea FC)

Nesta temporada, o Chelsea chega para o confronto em um bom momento, após vencer o Super Mundial, em julho, e tem um bom início de Campeonato Inglês, com duas vitórias e dois empates em quatro jogos. Os destaques deste início de temporada são os brasileiros Estevão e João Pedro, além do meia argentino Enzo Fernández.  

Já o Bayern de Munique é líder do Campeonato Alemão, com três vitórias em três partidas. O clube foi eliminado nas quartas de final do Super Mundial dois meses atrás, mas começou bem a nova temporada. O destaque é o centroavante Harry Kane, artilheiro da temporada passada e com cinco gols em três partidas no Campeonato Alemão.

Clássico europeu entre espanhóis e franceses

Na segunda rodada, Barcelona e PSG se enfrentam na Espanha, em outro duelo cercado de rivalidade e história dentro e fora de campo. A primeira disputa entre os dois na Champions foi nas quartas de final em 1995, com vitória do Paris Saint-Germain. As equipes só voltaram a se enfrentar em 2013, quando o Barça eliminou os parisienses também nas quartas de final, o que se repetiu em 2015.

Os dois clubes protagonizaram um dos maiores momentos da história da competição. Em 2017, nas oitavas de final, os clubes foram sorteados para se enfrentar. Na primeira partida em Paris, um show dos franceses, com uma goleada por 4×0. Até a partida de volta, o confronto estava dado como decidido pela imprensa.

 No dia da volta, em Barcelona, o clube catalão fez 2×0 no primeiro tempo, faltavam 3 para a classificação. Logo no início do segundo tempo, Messi fez o terceiro, aumentando a pressão do Barcelona. O sonho do clube espanhol parecia ter acabado após Cavani diminuir para o PSG, obrigando o Barcelona a buscar três gols. Já no final da partida, Neymar faz dois gols e dá uma assistência para Sergi Roberto fazer o gol da classificação. A partida acabou com o placar de 6×1 e a classificação do Barcelona. Após esse confronto, os clubes disputaram outros dois mata-matas, em 2014 e 2021, ambos com vitória do Paris Saint-Germain.

Outros confrontos históricos nessa fase

A Champions League desta temporada também reserva mais confrontos que possuem um histórico de rivalidade na competição. Na terceira rodada, teremos Real Madrid e Juventus, a reedição das finais de 1998 e 2017. As duas equipes se enfrentaram 21 vezes na competição, com dez vitórias madridistas, nove italianas e dois empates, incluindo as duas finais e outros confrontos no mata-mata.

Outros dois confrontos que marcam essa fase de liga são: Barcelona x Chelsea e Real Madrid x Liverpool. Os dois confrontos entre ingleses e espanhóis já protagonizaram grandes momentos em mata-matas. Barcelona e Chelsea já fizeram duas semifinais, 2009 e 2012, com uma vitória para cada lado, as duas equipes já se enfrentaram seis vezes em mata-mata, com quatro classificações catalãs e duas inglesas.

Já Real Madrid e Liverpool possuem uma rivalidade robusta, com três finais, duas vencidas pelos espanhóis (2018 e 2022) e uma pelos ingleses (1981). os clubes também possuem seis mata-matas, com quatro vitórias madridistas e duas do Liverpool.