Press ESC to close

Brasileirão 2025: clubes vão à CBF contra a arbitragem, entenda o que está acontecendo

Clubes reclamam muito da arbitragem na 27ª rodada do Brasileirão 2025

A 27ª rodada do Brasileirão 2025 foi marcada por diversos erros de arbitragem em algumas partidas, que foram decisivas para o torneio. Os clubes reagiram com notas oficiais, compilado de lances ao longo do campeonato e reclamações formais. Desde o início do torneio, polêmicas relacionadas à arbitragem e protesto dos clubes para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) têm sido frequentes. Neste final de semana, Grêmio, São Paulo, Sport soltaram notas oficiais de protesto, além do dirigente do Flamengo, Jose Boto, ter feito declarações reclamando da arbitragem após a partida do rubro-negro.

Reclamações na rodada sábado

No sábado (4), o Internacional venceu o Botafogo por 2×0. A partida ficou marcada por um suposto pênalti não dado a favor do clube carioca no primeiro tempo, quando a partida estava empatada em 0x0. O lance foi alvo de reclamações por parte da torcida do clube, mas o Botafogo não emitiu nota oficial sobre o ocorrido. 

Em outra partida, o Grêmio reclamou formalmente da arbitragem de Lucas Casagrande, no confronto contra o Bragantino, neste sábado. Os gaúchos reclamam da expulsão do capitão Walter Kannemann, no final do primeiro tempo, e do pênalti marcado a favor do clube de Bragança Paulista, no último minuto de jogo, que definiu a partida. Após a partida, a equipe gaúcha soltou uma nota oficial e postou um compilado de lances que teriam prejudicado o clube ao longo do Brasileirão.

Erros capitais e impacto na disputa pelo título do Brasileirão 2025

No domingo, a disputa pela liderança do campeonato foi impactada por erros de arbitragem. No Morumbi, o clássico entre São Paulo e Palmeiras teve diversas polêmicas, onde o tricolor paulista reclamou muito do árbitro Ramon Abatti Abel, afastado pela CBF nesta segunda-feira (06). O São Paulo vencia por 2×0, quando o atacante Gonzalo Tapia foi derrubado dentro da área, sem bola, e o árbitro não marcou o pênalti e o VAR não foi acionado. Além disso, os tricolores também reclamam lances que gerariam possíveis expulsões de Gustavo Gomez e Andreas Pereiras. O Palmeiras venceu a partida por 3×2 e terminou a rodada como líder do campeonato.

No Mineirão, o Cruzeiro recebeu o Sport, em partida que acabou empatada em 1×1. O clube pernambucano reclama de dois lances em que o Sport teria sido prejudicado no jogo. O primeiro lance é uma falta dada no campo de ataque do Sport para o Cruzeiro, quando o rubro-negro estava no ataque, aos 19 minutos do segundo tempo. Logo depois, aos 23 minutos, o clube também reclamou de um suposto pênalti não dado, em disputa dentro da área.

O diretor de futebol do Flamengo, José Boto, fez declarações contra a arbitragem da partida do Palmeiras, que disputa o título contra o clube carioca, e também levantou supostos erros contra o Flamengo na partida contra o Cruzeiro, na última quinta-feira (02). “O árbitro que nos prejudicou na passada quinta-feira teve como prêmio apitar o rival e fez o que fez. Alguém da CBF tem que vir falar sobre isso. Vemos nossos principais rivais serem ajudados do jeito que são e isso desvirtua a competição”, declarou o dirigente.