Press ESC to close

A nova IA da Netflix quer decidir o que você vai assistir e até como o filme termina

A Netflix está testando uma nova IA que promete transformar a experiência de seus assinantes: além de sugerir o que assistir, ela poderá criar trailers personalizados e até oferecer finais diferentes para os filmes e séries, com base nos gostos de cada usuário

Prepare-se para uma revolução no seu streaming! A Netflix está testando uma Inteligência Artificial (IA) capaz de personalizar a experiência dos usuários como nunca antes. A proposta vai muito além de recomendações de títulos: a IA poderá criar trailers únicos e até finais alternativos baseados no seu perfil de consumo.

Confira mais detalhes da nova IA

Imagine começar a assistir a um filme e, ao final, o desfecho ser diferente do que um amigo viu. Isso porque a IA irá analisar seu histórico, preferências, gênero favorito, tempo de tela e até os momentos em que você pausa os conteúdos, tudo isso para oferecer uma experiência sob medida. Os trailers também entram na dança, sendo adaptados para destacar os elementos que mais te atraem: ação, romance, mistério, humor… a edição será feita para fisgar você logo nos primeiros segundos.

Segundo fontes internas, a novidade está em fase de testes e pode ser implementada inicialmente em produções originais da plataforma. As novas propostas representam um desenvolvimento em comparação às primeiras experiências da empresa com narrativas interativas, exemplificadas por produções como “Black Mirror: Bandersnatch” (2018) e “Kimmy vs the Reverend” (2020). Na época, todos os usuários recebiam as mesmas opções. Agora, o processo de personalização passou a ser automático e dinâmico, contando com o suporte de algoritmos de aprendizado de máquina.

“Black Mirror: Bandersnatch” (2018). (Vídeo: reprodução/YouTube/@KinoCheck.com)

IA nas produções de streaming

A Netflix está elevando o uso de Inteligência Artificial a um novo patamar. A plataforma vem testando recursos capazes de personalizar trailers e até finais de filmes e séries, com base no perfil de cada espectador.

Essas iniciativas se somam a uma série de mudanças recentes na plataforma. Em maio, a Netflix reformulou sua interface, adicionando atalhos inteligentes, sugestões baseadas no humor do usuário e uma nova ferramenta de busca com IA generativa. O objetivo? Reduzir o tempo de decisão e aumentar o engajamento, estratégia fundamental para impulsionar o modelo de negócios apoiado em publicidade.

Com isso, a Netflix parece dar o próximo passo rumo a uma era onde a experiência de assistir deixa de ser passiva e se torna personalizada em tempo real.