Press ESC to close

Zona da degola: times nordestinos brigam contra o rebaixamento no Brasileirão

A 12 rodadas do fim do Brasileirão, times lutam para vencer o rebaixamento e se manter na elite

Faltando apenas 12 rodadas para o fim do Brasileirão, a luta pela permanência na elite do futebol nacional se intensificou, deixando torcedores com o coração na mão.

Clubes se veem em uma corrida desesperada para fugir do fantasma do rebaixamento, e as probabilidades pintam um quadro preocupante para alguns.

Sport e a agonia da lanterna

Lucas Lima marcou os dois gols contra o Fluminense. (Foto: reprodução/Pinterest)
Lucas Lima marcou os dois gols contra o Fluminense. (Foto: reprodução/Pinterest)

Na última posição da tabela, o Sport vive um drama. O empate em 2 a 2 contra o Fluminense, na Ilha do Retiro, parecia um respiro, mas não foi suficiente para alterar a triste realidade. Com apenas 15 pontos em 26 jogos, o Leão da Ilha tem assustadoras 97,1% de chances de rebaixamento.

A partida contra o Flu foi marcada por uma polêmica de arbitragem que levou o clube a cogitar a anulação do jogo, alegando um “erro de direito claro” no pênalti que originou o segundo gol do Tricolor.

A equipe pernambucana, que tem uma história rica com três títulos da Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro de 1987, está à beira do abismo. Apesar da situação delicada, o time precisa recuperar as forças para enfrentar o próximo desafio contra o Cruzeiro no Mineirão, em uma partida que pode ser a última chance de escapar do rebaixamento. O resultado do último jogo foi 1 a 1.

O drama do Fortaleza e a esperança do Juventude

Logo acima do Sport, o Fortaleza ocupa a 19ª colocação e também flerta com a Série B. A derrota por 2 a 0 para o São Paulo na Arena Castelão foi um duro golpe, e as chances de queda do Leão do Pici saltaram para 29%.

O Tricolor, que nos últimos anos se consolidou na elite e até disputou competições continentais, agora precisa reencontrar o caminho das vitórias. O Fortaleza tem uma história de altos e baixos, com vários títulos regionais, mas sua maior glória foi a conquista da Copa do Nordeste em 2019.

O destino do time cearense passa por um confronto direto e decisivo contra o Juventude fora de casa.

Thiago Carpini assumiu a missão de melhorar a situação do Juventude no Brasileirão. (Foto: reprodução/Pinterest)
Thiago Carpini assume a missão de melhorar a situação do Juventude no Brasileirão. (Foto: reprodução/Pinterest)

E por falar no Juventude, o time gaúcho é o 18º colocado e o terceiro integrante da zona de rebaixamento. Com 23 pontos, o time de Caxias do Sul tem um novo comandante, Thiago Carpini, que retorna para tentar o milagre.

A equipe, que já foi campeã da Copa do Brasil em 1999 e tem uma torcida apaixonada, terá que mostrar sua força para fugir da queda, que tem 23% de chances de se concretizar.

Vitória: quebra de jejum com chances de rebaixamento

O Vitória respirou um pouco aliviado após o resultado positivo sobre o Ceará no Barradão. O placar quebrou uma sequência de três jogos sem triunfos, mas não foi suficiente para tirar o Leão da Barra da zona de perigo.

Ocupando a 17ª posição, o time baiano ainda está com 67,2% de chances de rebaixamento. Agora, o desafio é manter a concentração e buscar pontos em uma tabela que se mostra cada vez mais apertada.

O próximo duelo do Rubro-Negro baiano será contra o Vasco da Gama, em São Januário, um confronto que historicamente sempre rende grandes emoções.

O que esperar da reta final?

A 27ª rodada do Campeonato Brasileiro promete ser eletrizante, com confrontos que podem definir o futuro de muitos clubes. O Sport precisa de uma vitória heroica contra o Cruzeiro para manter vivo o sonho de escapar do rebaixamento.

O embate entre Fortaleza e Juventude será uma verdadeira “final”, onde o resultado pode significar a sobrevivência ou a crise para um dos dois. Já o Vitória terá um desafio e tanto contra o Vasco, um time que, apesar de também lutar na parte de baixo da tabela, possui a tradição de ser um adversário difícil.