Nesta segunda-feira (15), o Brasil venceu a República Tcheca pela segunda rodada do Campeonato Mundial de Vôlei Masculino, disputado nas Filipinas, e encaminhou sua vaga nas oitavas de final da competição. A partida terminou com 3 sets a 0 para o Brasil.
A fase de grupos para o Brasil contou com duelos contra China e República Tcheca, além do confronto contra a Sérvia, pela última rodada dessa fase, que ocorrerá nesta quarta-feira (17). A equipe de Bernardinho dominou os dois duelos até aqui, com destaque para o oposto Alan, líder de pontos da equipe, com 11 tentos.
Próximo desafio define liderança
Com a classificação bem encaminhada, a Seleção Brasileira se prepara para encarar a Sérvia, em confronto que define a liderança do grupo. O duelo promete ser equilibrado, com vantagem para o Brasil, pelo desempenho na competição e por estar na frente na classificação, já que os sérvios também vêm de boas atuações e chegam embalados por uma sequência de vitórias em competições internacionais.
Caso avance em primeiro lugar, a equipe comandada por Bernardinho tem chances de enfrentar seleções mais acessíveis nas oitavas de final, como Canadá ou Eslovênia. Se terminar em segundo, os confrontos podem ser bem mais desafiadores, com possíveis duelos contra potências como Itália, França ou Argentina, já na primeira etapa do mata-mata.
Histórico do Brasil na competição
Consolidada como uma das seleções mais tradicionais do vôlei masculino, o Brasil possui três títulos da competição, ganhos de forma consecutiva, em 2002, 2006 e 2010. A seleção também chegou à final em 2014 e 2018. Após uma reconstrução depois dos resultados ruins nas Olimpíadas de 2020 e 2024, a equipe vem renovada e com peças novas para buscar o título da competição. O técnico Bernardinho, multicampeão pela seleção, conseguiu montar um elenco e vem embalado para a sequência final do mundial.