A empresa norte-americana de bebidas Keurig Dr Pepper adquiriu a dona dos cafés Pilão, Caboclo e Café do Ponto, três marcas tradicionais do mercado brasileiro. A operação das empresas brasileiras pertenciam à holandesa JDE Peet’s, comprada pela companhia dos EUA por 15 bilhões de euros.
A Keurig Dr Pepper possui em seu portfólio dois refrigerantes importantes no mercado norte-americano: o Dr Pepper e 7up. Com a recente compra, a companhia planeja atuar com o setor de café independentemente do de refrigerantes, de modo a se tornar concorrente nesse mercado.
Duas companhias distintas
A divisão que a companhia planeja vai criar, na prática, duas companhias distintas, a Beverage Co, focada nos refrigerantes da companhia, e a Global Coffee Co, com as marcas de café. A operação vai recriar o cenário que existia antes da Keulig adquirir a Dr Pepper, em 2018, com as duas companhias separadas.
Tarifaço e impacto da produção
A fusão entre empresas de alimentos e bebidas tem se intensificado nos últimos anos. Um dos fatores para isso é o aumento do custo das commodities, a preferência dos consumidores e o aumento da inflação refletido nestes produtos. Outro ponto que colabora para o aumento do preço, principalmente do café, é o tarifaço de Trump, que cobra 50% para cada exportação do Brasil, maior produtor de café do mundo, para os Estados Unidos.
A Keurig Dr Pepper não obteve um alto número de vendas de café nos EUA em 2025, resultado que se dá, parcialmente, devido às altas tarifas e à alta da inflação, fatores que afetam decisivamente o mercado. A companhia aposta na aquisição da empresa holandesa do ramo como forma de alavancar as vendas e competir com as grandes do mercado, como a Nestlé, fabricante do Nescafé.
A nova companhia focada no café vai nascer com presença em mais de 100 países, com liderança de mercado em 40 deles, além de uma receita líquida combinada de US$ 16 bilhões ao ano. A sede dessa divisão será no estado americano de Massachusetts.