Em pesquisa realizada pela Genial/Quaest, o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera todos os cenários possíveis para o segundo turno nas eleições de 2026. O principal nome da oposição, Jair Bolsonaro, que se encontra inelegível, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas foram os que chegaram mais perto do atual presidente nas pesquisas realizadas.
Como a pesquisa foi feita?
O levantamento foi realizado com 2.004 brasileiros de mais de 16 anos de idade, nos oito estados com maior colégio eleitoral no Brasil, a pesquisa possui 95% de confiabilidade e dois pontos percentuais de margem de erro.
- Leia Mais: Trump se reúne com líderes europeus para Cessar-Fogo na Guerra da Ucrânia nesta segunda (18)
A Quaest colocou cenários de enfrentamento entre Lula e nove possíveis candidatos de oposição no segundo turno da próxima eleição, sendo eles: Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, Michelle Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, Ratinho Junior, Romeu Zema, Ronaldo Caiado, Eduardo Leite e Flávio Bolsonaro. A escolha dos nomes mescla governadores de estados e membros da família Bolsonaro.
Resultado dos cenários
A menor vantagem do atual mandatário é contra Tarcísio, com 43% a favor do petista e 35% do governador paulista. Contra Jair Bolsonaro, a vantagem do petista aumenta para 47%. Em outros cenários, a vantagem chega a 16 pontos percentuais, contra Eduardo Leite, Governador do Rio Grande do Sul e Ronaldo Caiado, governador de Goiás.
O resultado também reflete os recentes temas políticos do Brasil, como o Tarifaço de Donald Trump, a anistia para quem participou da invasão ao congresso em janeiro de 2023, que afetou principalmente políticos ligados à família Bolsonaro. Outro dado que a pesquisa aponta é a rejeição de Lula em alguns estados, como em Goiás, onde 74% dos entrevistados acreditam que o petista não deveria se candidatar a reeleição.