Nesta quarta-feira (20), Internacional e Flamengo decidem uma vaga nas quartas de final da Copa Libertadores, no Beira-Rio. Rivais em campo nesta noite, as torcidas dos dois clubes têm um longo histórico de amizade, com clima de confraternização nas partidas entre cariocas e gaúchos. Os primeiros relatos da amizade vêm da década de 80, a partir das torcidas organizadas, e posteriormente, se estenderam para os demais adeptos.
Alianças entre torcidas
A boa relação de colorados e rubro negros começaram a partir de duas organizadas, a Torcida Jovem do Flamengo e a Camisa 12 do Internacional, que firmaram uma relação de amizade no final dos anos 80, em uma aliança que também contém as torcidas de São Paulo, Cruzeiro e Sport, que mantém o mesmo clima de confraternização, chamada de “União Punho Cruzado”.
O contexto das uniões de torcidas no Brasil passa principalmente por apoio logístico em viagens, principalmente nas décadas de 70 e 80, em que a cultura de viagens estava se popularizando no país. À medida que uma torcida se aproximava da outra, a de seus rivais regionais também firmaram uma aliança, como ocorre no caso de Flamengo e Internacional, em que seus rivais, Vasco e Grêmio, possuem uma forte amizade.
Ao longo do tempo, outras torcidas organizadas das duas equipes foram se aliando, incluindo as duas maiores, a Guarda Popular, do Inter, e a Raça Rubro Negra, do Flamengo. Com a relação tranquila, a aliança se estendeu para os demais torcedores do clube, que convivem de forma pacífica nas partidas entre as equipes, mesmo que seja um jogo decisivo, como a partida desta quarta-feira (20).
Clima de paz no Maracanã e no Beira Rio
A relação amistosa entre torcedores de Flamengo e Internacional se reflete diretamente no ambiente dos estádios. Tanto no Maracanã quanto no Beira-Rio, os confrontos entre os dois clubes costumam ocorrer em clima tranquilo, com as torcidas juntas no entorno do estádio e sem registro de conflitos. A rivalidade fica restrita ao campo, onde as duas equipes vão escrever mais um capítulo desse confronto.