Press ESC to close

Brasil assume vice-liderança na Liga das Nações com vitória de 3×1 contra a Polônia

Brasil vence Polônia por 3×1 e sobe para a vice-liderança da Liga das Nações. Vitória veio após jogo equilibrado e marcado por emoção até o fim

A seleção feminina de vôlei do Brasil assumiu hoje (11) a vice-liderança na Liga das Nações (VNL) em partida contra a Polônia em Chiba, no Japão. Os dois times estavam empatados no ranking por perderem apenas um jogo durante a competição, mas depois de hoje, o rival desceu com mais essa derrota de 3×1.

Embora o time brasileiro tenha enfrentado dificuldades nos últimos dois jogos contra a Bulgária e a França, partidas que eram consideradas mais “fáceis”, hoje foi diferente. O jogo contra as polonesas foi acirrado, mas mesmo considerado um time rival mais forte, as brasileiras se mostraram mais entrosadas e levaram a melhor.

Brasil supera Polônia em jogo equilibrado

As seleções se enfrentaram em Chiba, no Japão, em um confronto decisivo pela vice-liderança da Liga das Nações de Vôlei (VNL) 2025. Com trajetórias semelhantes na competição e ambas perseguindo a líder Itália, as seleções protagonizaram um jogo equilibrado, decidido nos detalhes a favor do time brasileiro.

Este foi o penúltimo jogo da seleção feminina na fase classificatória e as parciais foram de 25/22, 25/21, 21/25 e 25/22. Com a vitória, o Brasil alcança dez vitórias em 11 partidas e soma 28 pontos, ampliando para quatro a vantagem sobre as adversárias, que ainda têm dois jogos pela frente.

No entanto, este foi o primeiro jogo da seleção feminina de vôlei sem Ana Cristina, destaque do time nas duas primeiras semanas da competição. A ponteira sofreu uma lesão no menisco medial do joelho esquerdo e já iniciou tratamento com fisioterapia. Com isso, até então, ela também ficará de fora da última partida da fase classificatória.

Brasil assume vice-liderança na Liga das Nações com vitória de 3×1 contra a Polônia
Aninha está fora somente do jogo contra o Japão. (Foto: reprodução/Instagram/@gabiguimaraes10)

Sem a principal jogadora das últimas semanas, Gabi e Julia Kudiess foram decisivas no início da partida, ajudando a largar na frente. Em um reencontro marcado pelo equilíbrio, fizeram um primeiro set bastante disputado e com muitos erros de saque do lado brasileiro. A equipe só conseguiu abrir uma diferença mais confortável no placar (19 a 15) na parte final do set. Gabi se destacou nas finalizações, enquanto Julia brilhou no bloqueio. Com isso, o Brasil fechou o set em 25 a 22.

No segundo set, a Polônia começou dominante e abriu 7 a 1. No entanto, a seleção brasileira teve uma reação liderada por Gabi, que comandou a recuperação até alcançar a virada por 11 a 10. Após conquistar a liderança no placar, a equipe sustentou o ritmo e aumentou a vantagem, contando também com a reação de Julia Bergmann e Tainara.

Já no terceiro set, o time verde e amarelo começou errando demais, o que fez as jogadoras perderem um pouco do ritmo e paciência. Com a recepção brasileira ruim, as polonesas saíram na frente com 10 a 5 no placar. Mesmo com pontos de vantagem, o lado verde e amarelo conseguiu alcançar, mas o time polonês já estava à vontade em quadra e levou o set.

Brasil assume vice-liderança na Liga das Nações com vitória de 3×1 contra a Polônia
Seleção feminida de vôlei. (Foto: reprodução/Instagram/@cbvolei)

O set decisivo para nós foi o quarto, onde elas se acertaram no jogo e conseguiram segurar as rivais. A seleção se recuperou no bloqueio e contou com atuações decisivas de Júlia Bergmann e, principalmente, da capitã Gabi. Somente nessa parcial, Gabi marcou dez pontos, enquanto Bergmann contribuiu com sete. Juntas, as duas foram responsáveis por 68% dos pontos do time no set.

A vantagem começou a ser construída logo nos primeiros momentos, com o placar marcando 10 a 7 após um bloqueio de Gabi. As polonesas reagiram e reduziram a diferença para 11 a 10, mas Diana pontuou no bloqueio e Gabi, em um ataque pelo fundo de quadra, voltou a ampliar para 14 a 11.

Nos momentos finais, a tensão tomou conta da partida. O time polones reagiu mais uma vez e venceu uma sequência por 5 a 1, encostando no placar em 23 a 22. Na volta, após a solicitação de tempo do técnico José Roberto Guimarães, a equipe brasileira contou com a experiência de suas líderes em quadra. Gabi anotou o ponto que garantiu o match point, e Júlia Kudiess, principal bloqueadora do torneio, encerrou a partida com um bloqueio certeiro. Assim, o time vitorioso finalizou o set com 25 a 22.

A capitã Gabi, destaque da partida com 24 pontos, ressaltou a determinação da equipe brasileira em quadra e elogiou o espírito coletivo mostrado durante o jogo. Ela também dedicou a vitória à colega Ana Cristina, que está afastada devido a uma lesão.

Primeiramente, a gente dedica essa vitória para a Aninha, depois de um momento difícil, dessa lesão. Agora, nossa torcida e toda energia positiva para a recuperação dela”, afirmou Gabi no fim do jogo.

Próximos passos

No domingo (13), às 7h20 (horário de Brasília), a Seleção Brasileira volta à quadra para enfrentar o Japão, em sua última partida da fase classificatória. Embora já esteja garantida na etapa final do torneio, a equipe ainda busca a vitória contra o time da casa. 

Próximo jogo será contra o Japão, time da casa. (Foto: reprodução/Instagram/@gabiguimaraes10)

Sobre o confronto contra as japonesas, a capitã Gabi destacou a importância do jogo e a necessidade de aperfeiçoamento. “A gente agora fecha essa etapa, um jogo contra o Japão que vai ser ainda mais difícil. A gente tem um dia para descansar, para conseguir estudar e entender que a gente pode melhorar”, declarou.

Após essa semana no Japão, as brasileiras enfrentarão as melhores do ranking da Liga das Nações de Voleibol durante a fase final, entre os dias de 23 a 27 de julho, na Polônia.