Press ESC to close

Proteja seus dados com senhas mais seguras

Criar senhas fortes é o primeiro passo para proteger seus dados de hackers, saiba como reforçar e o que evitar

Com o mundo cada vez mais digital, a criação de senhas se tornou cada vez mais rotineira e dessa forma muitas pessoas acabam ignorando a sua importância. Mas diante do aumento de ataques cibernéticos e vazamentos de dados, é imprescindível adotar medidas, mesmo que simples, porém eficazes, para fortalecer a segurança.

Por isso, nessa matéria reservamos algumas dicas de como criar senhas fortes e únicas para cada serviço com base na reportagem da CNN. As senhas simples, apesar de serem mais fáceis de lembrar ou repetidas em diferentes plataformas, facilitam a ação de hackers, sendo assim, colocam em risco dados pessoais e financeiros.

Proteja seus dados com senhas mais seguras
Senhas seguras para proteção nas redes (Foto: reprodução/site/Pexels)

Tipos de combinações

Os especialistas recomendam o uso de combinações longas, com letras maiúsculas e minúsculas, incluir números e símbolos nessas sequências pode ajudar significativamente a dificultar para invasores.

Dessa maneira, a mistura de diferentes tipos de caracteres nas senhas amplia exponencialmente o número de possibilidades, assim, se torna muito mais difícil para hackers descobrirem o código por tentativa e erro. Ou seja, quanto maior for e mais variada a sequência, maior o tempo necessário para o invasor decifrar a senha.

Autenticação de dois fatores

O uso de autenticação em duas fases adiciona uma camada adicional de proteção, pois complica o acesso não autorizado mesmo quando a senha é exposta, devido ao código temporário ou chave de acesso que geralmente é enviado para o celular ou em um aplicativo autenticador, o acesso não autorizado é mais uma barreira contra invasores.

Saia do óbvio das sequencias

O famoso, “1234”, é o erro mais comum na hora da criação de senhas, esse tipo de ordem é simples e previsível de adivinhar. Combinações em sequências são extremamente vulneráveis a ataques automatizados, onde o programa testa várias senhas básicas até encontrar a correta.

Proteja os dados com senhas fortes (Foto: reprodução/site/Pexels)

Sem informações nas senhas

Outra atitude comum e um grande erro é a utilização de informações pessoais como datas de nascimento ou comemorativas, telefone e entre outras, também são altamente previsíveis e inseguras para senhas, pois muitas dessas informações estão disponíveis em redes sociais ou cadastros públicos, dessa forma são mais acessíveis para hackers.

Gerenciadores também ajudam

Ferramentas digitais como os gerenciadores de senha foram criados para armazenar e proteger as senhas de forma segura. Ele permite que o usuário salve diferentes senhas fortes e únicas, além da sugestão do próprio sistema, para cada aplicativo ou site. Alguns desses gerenciadores também possuem a função de alerta de vazamento de dados e a sugestão de trocas desses caracteres se necessário.

Seguindo esses passos é possível manter os dados seguros de forma mais efetiva. É preciso estar atento e sempre buscar alternativas para contornar da melhor maneira possível, as ações de invasores. Diante do aumento de riscos no ambiente digital, e onde os dados estão cada vez mais sucessíveis a ataques, qualquer investimento na proteção das senhas é essencial, para uma navegação online segura.